segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

LIBERTANDO-SE DO PASSADO

Assustador é o numero de pessoas que vivem em função do passado, fazem do presente uma eterna e fatigante busca por causas e culpados de suas angustias, traumas ou distúrbios na personalidade. Quando muito destes prováveis “culpados” já nem, mas estão aqui para se defenderem ou refazerem a desordem que provocaram.
Sabe-se que muitos sintomas psíquicos são reflexos de situações vividas ou presenciadas na infância e neste território não vou me aprofundar, pois não tenho especialização no assunto. O que faço é relatar situações que atenta testemunho.
Certos transtornos ou variadas forma de comportamento diante de situações da vida, provavelmente tem relação com a infância. Estes problemas deveriam sim ser contornados naquela época. Mas se isso não foi feito no momento adequado, o melhor no momento é tentar desvencilhar-se do passado e buscar solução no hoje para construir um futuro mais feliz. Culpados ou não seus educadores ou influencia negativa do passado devem ser perdoados. Se a sua inteligência proporciona meios para detectar causas e culpados de suas limitações, use essa fenomenal inteligência para construir formas para um viver mais suave e menos dolorido, para si e á quem esta do seu lado e buscam em você um modelo para seguir.
O passado não poderá ser refeito. Do jeito que foi ficara eternamente. E quanto a nós? Somos homens mutantes com ótima facilidade de adaptação, criamos novas situações e transformamos emoções. Relembrar o passado é saudável para aqueles que desde muito cedo buscam um viver acima das influencias negativas de pessoas que ocasionalmente fizeram parte do seu passado essas pessoas certamente relembram sua infância sem temores, pois reciclaram os momentos ruins. Tomaram falhas como exemplos para não serem repetidas.
Há também aqueles que sofrem, pois buscam satisfazer os outros, e esquecem-se da sua própria satisfação. Não escrevem sua própria historia.
Virar a pagina, romper as correntes que os aprisionam no passado, e a partir daí escrever para si uma linda historia, baseada no valor da superação, no perdão e acima de tudo falando de boas e saudáveis emoções.

Se alguém é contaminado por dengue, não se faz necessário conhecer a historia do mosquito, quantos anos tinha se era ou não casado, quantos mosquitinhos ele tinha. Se não houve a prevenção, detalhes do mosquito não vão trazer a cura ao doente. Combater os sintomas da doença é o que se faz necessário. Curar o doente e deixá-lo de pé outra vez é o que mais importa. Buscar o culpado que certamente já tenha sido morto com um tapa de alguém irritado com o seu zunido, não vai recuperar o paciente
O PASSADO FOI UMA ETAPA VIVIDA. MAS O QUE SE VIVE É O PRESENTE , BUSCANDO PARA SI UM FUTURO MELHOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário